terça-feira, 29 de março de 2016

► Livro X Filme: Curti demais ou me decepcionei?

Livros, uma das primeiras paixões da minha vida. Mas o cinema também é um das minhas maiores paixões. Mas quando os dois se encontram eu fico um pouco receosa, até porque nunca é igual, ou não são tão interessantes quanto a história do livro.

Claro, o livro é rico em detalhes e o filme com pouco mais de duas horas, não consegue abordá-los da mesma essência que o livro. E mesmo assim, alguns longas me impressionam. Vou falar aqui dois filmes que me decepcionaram e dois que me impressionaram.


O primeiro filme que me decepcionou foi “Um amor para recordar”, não pela história, porque ele é um filme maravilhoso em que eu choro feito um bebê, principalmente quando o Landon abraça o pai (não me pergunte o porque). Mas o livro não tem nada a ver com a história. Ela não sofria tanta rejeição dos colegas de escola. Jamie no livro era uma menina mais mente aberta do que o filme mostra. A história em si, é parecida, mesmo assim há diferenças e listei algumas:

  • A peça era da igreja escrita pelo pai de Jamie;
  • O Landon era um garoto mais interessante e divertido;
  • Existe um baile da escola, isso mesmo, uma festa em que Jamie vai com Landon, e eles ajudam a Belinda que sofre com o atual namorado e fica bêbada no banheiro passando mal;
  • Jamie é uma menina pelo que Sparks descreve, mais interessante;
O segundo filme que me decepcionou muito, foi o “Para sempre”, repito, não pela história, até porque são dois atores que eu amo, Rachel Adams e Channing Tantum, que parecem que foram escolhidos a dedo para os personagens.

Mesmo assim, o filme pecou em muitas coisas que no livro são um pouco importantes:
  • Paige é uma menina tranquila no livro e é cristã (detalhe que não é tão necessário), por ser “religiosa” os dois vencem as lutas do casamento por conta do acidente.
  • Leo é compreensivo em todos os sentidos, e não tão intenso quanto no filme;
  • Os dois tem um casamento mais sério do que o filme traz;
Mas o filme também é bastante leal ao livro. Eu amei todo o livro, acho que todo casal devia ler, ainda mais em momentos de crise. Não só a mulher, mas o homem também.

Partimos então para os livros que inspiraram os filmes que amei.

Particularmente eu não gostei da obra “Diário de uma paixão”, achei a escrita chata, cansativa e não me prendeu a história. Mas todos que eu conheço que leram o livro, amaram. Gosto né?

O filme? Um dos meus preferidos, em várias razões:
  • Rachel Adams, já diz tudo;
  • A fotografia é perfeita;
  • A trilha sonora é incrível
  • Conseguiram trazer muitas coisas lindas e muitos detalhes do livro;
  • Não enjoo de nenhum momento;
  • Choro do começo ao fim;
  • A história é bem leal ao livro, principalmente no que diz respeito ao Alzheimer


Outro título que amei, tanto o livro, quanto o filme? “A culpa é das estrelas”. Lindo o filme, lindo o livro, achei tudo muito bom. A escrita de John Green é leve, para adolescentes que gostam de um bom romance de fácil leitura. Os principais detalhes do livro foram para o filme, e isso cativou e fez nascer a curiosidade em muita gente para ler a obra.

Muita gente que eu conheço me perguntou o que achei do filme, e particularmente, se tornou um dos meus favoritos também. A Shailene Woodley é uma boa atriz, me impressionou tanto quanto Ansel Elgort. A química dos dois foi perfeita, como se realmente se amassem. Shailene me cativou, do ínicio ao fim, vi uma atriz nascer para o cinema. Pensou eu que deveriam investir mais na garota.

Claro que muita gente não gostou do par por causa da Série Divergente em que os dois são irmãos. Mas é outro filme, outra leitura. O filme tem:
  • Ótimos atores
  • Excelente trilha sonora
  • História fiel ao livro
  • Personagens que casam com os atores escolhidos

Para quem gosta de filme e livro assim como eu, aqui vai uma dica: NÃO ASSISTAM O FILME ANTES DE LER O LIVRO. Isso muitas vezes decepciona.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário