quinta-feira, 24 de março de 2016

► "Roube com um artista" um livro para os criativos


Hoje passei aqui para contar um pouco sobre um livro muito interessante que li há algum tempo. É o Roube como um Artista, de Austin Kleon.


Até então não conhecia, nem tinha ouvido falar deste livro, mas por indicação de uma amiga acabei comprando e posso dizer que fiz uma boa compra. Na época em que estava fazendo faculdade de publicidade, achei muito interessante, pois minha área lida muito com a criatividade e com a criação. Desde o início da faculdade tivemos matérias relacionadas à criação e criatividade. Sempre fomos incentivados a ser criativos e ler muito, aprender e a desenvolver nossas próprias técnicas para a criação.

O que me chamou atenção, desde o começo foi o design. A forma como posso dizer... "caseira", estilo feito à mão e jovem. Numa linguagem de leitura rápida, e DDD (dinâmica, didática e divertida). Cheia de citações e inspirações. É um livro para todos, não apenas para quem lida com a arte. Ajuda a ativar e despertar o lado criativo de cada um.

O nome é um pouco forte, mas o "Roubar" aqui significa buscar referência, se inspirar e fazer conexão com tudo o  que você vê. Não é plágio, é inspiração. Recriar a partir do que você observou. E é como aquele ditado diz: "Nada se cria, tudo se copia", mas nesse caso, tudo se "recria".


Pra mim, o livro complementa leituras que eu já tinha feito sobre criatividade, durante a faculdade. Algumas técnicas novas que acrescentam um pouco mais de conhecimento na bagagem que eu já tinha.

As 10 dicas destacadas no livros são divididas em capítulos e são elas:

1. Roube como um artista.
2. Não espera até saber quem você é para poder começar.
3. Escreva o livro que você quer ler.
4. Use as mãos.
5. Projetos paralelos e hobbies são importantes.
6. O segredo: faça um bom trabalho e compartilhe-o com as pessoas.
7. A geografia não manda mais em nós.
8. Seja legal. (o mundo é uma cidade pequena.)
9. Seja chato. (é a única maneira de terminar um trabalho.)
10. Criatividade é subtração.


Uma frase me marcou muito nesse livro e a levo comigo desde quando eu comecei a idealizar o projeto de O amor já vai começar. Foi com ela que finalizei a apresentação do meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso):


Ah, além deste livro, foi lançada uma novidade. É o Roube Como Um Artista: O Diário. É uma espécie de Destrua este diário (Mas sem destruições e coisas malucas) e livros do gênero, porém mais voltado à anotações e exercícios criativos práticos e atividades interativas que vão desde à listar seus sonhos, medos, imaginar diálogos para cenas de programas de TV ou para histórias em quadrinho, desenhos e muito mais. 


Ainda não conheci esse segundo, mas quem sabe em breve? 
(Ainda não terminei de "destruir" o meu diário :D)

E é isso aí! Crie sem limites, desenhe, cante, toque, escreva! 
Se você não tentar, nunca saberá se dará certo.



Roube como um artista - 10 dicas sobre criatividade/ O diário,  do autor Austin Kleon, é distribuído pela Editora Rocco, com preço sugerido de R$ 29,50. (Mas fazendo uma boa pesquisa você pode encontrar até pela metade do preço!)

Curtiu? Comente o que achou! ;)

Abraços,

William Brandão


Nenhum comentário:

Postar um comentário