quinta-feira, 10 de março de 2016

► Clase 406, a novela cheia de "Rebeldes"

Bom, estou aqui para falar hoje da novela Clase 406, novela que estreou em 2002 e teve muitos atores conhecidos aqui no Brasil pelos personagens em Rebelde. Ainda não foi exibida no Brasil (e muito provavelmente não seja. O por quê? Logo explico!)


Clase 406 (Classe 406 ou Sala 406, como vocês preferirem) foi uma uma telenovela juvenil mexicana, dividida em quatro temporadas. Exibida pela Televisa entre 1 de julho de 2002 e 31 de outubro de 2003 em 349 capítulos, foi baseada na série colombiana Francisco el matemático. É uma das novelas mais longas da Televisa, claro, juntamente com a própria Rebelde (2004-2006), com 440 capítulos.

Nesta novela, produzida por Pedro Damián, o mesmo de Rebelde, temos como protagonistas nomes já conhecidos aqui, como os RBD's, Dulce María (como Marcela) e Christian Chávez (como Fernando "Fercho"), Alfonso Herrera (como Juan David "Juancho") - ele começa com pequenas aparições e depois se integra à "Clase 406" durante a primeira temporada; e Anahí (como Jéssica) - que entra na terceira temporada, à partir do capítulo 150. Além de outros nomes conhecidos aqui no Brasil, como Sherlyn, a Rosa de Cuidado com o Anjo (como Gabriela "Gaby") que acaba sendo a maior protagonista da novela, Aarón Diaz (como Enrique "Kike") Mariano em Teresa, Grettel Valdez, a Prof. Renata em Rebelde (como Daniela), também fazem parte. E também de outros nomes pouco conhecidos como Francisco Rubio (como Carlos "Caballo"), Irán Castillo (como Magdalena) e Sara Maldonado (como Tatiana).


A história se passa na "Preparatória Rosário Castellanos" ou "Prepa 10 (diez)" um colégio público localizado num bairro pobre e violento. Os alunos estão fazendo o equivalente ao nosso Ensino Médio, (1°, 2° e 3° anos). Começam na Clase 406, mas ao passarem de ano vão para o 506 e o último, 606. O nome Clase 406 continua por ser o nome do grupo de amigos, formado naquele ano.

Até a "Clase 506" (ou segunda temporada), os amigos contam com o apoio do dedicado professor de matemática, Francisco, que além de professor, se torna um grande amigo fora do colégio e presente em vários momentos da vida dos personagens, e por consequência, se metendo em confusões, tudo para ajudar os seus alunos a enfrentarem os desafios e a fazerem as escolhas adequadas.

Clase 406 possui todos os ingredientes tradicionais que uma novela adolescente precisa ter, como os primeiros amores, o amor em geral, dos adultos, de melhores amigos, valores, a amizade, a luta por um sonho e por uma vida melhor, as escolhas e suas consequências,etc.


Sem falar no figurino, que por muitas vezes, chega a ser engraçado, mas fazia sucesso na época em que a novela foi gravada. Tirando os aparatos tecnológicos, uma história atemporal, que pode acontecer em qualquer lugar.


Me identifiquei muito com essa história. Pra mim, em alguns quesitos, comecei a gostar mais de Clase 406 do que Rebelde. Pelo menos, com a minha realidade, de escola pública, sim. Em Clase 406 haviam muitas externas, além de haver sido gravado nas dependências de um colégio de verdade.


Os temas são diversificados e é uma novela pra quem gosta de emoções fortes. Eu recomendo para maiores de 14 anos, pelos temas retratados como a gravidez na adolescência; sexo, drogas, violência familiar, entre outros assuntos mais fortes... Na real, é o oposto de Rebelde, que se comparada à Clase 406, esta seria "quase uma novela infantil".

E por esses temas serem retratados de uma maneira mais intensa, a novela poderia ser classificada para maiores de 12 anos no Brasil, e com isso, tendo ser de exibida depois das 20h. Seria pouco provável o SBT exibir a novela, por ter de transmiti-la à noite, e já tendo como tradição novelas mais leves/infantis para a família neste horário. Mas tudo pode acontecer, há boatos de que ela esteja sendo dublada.

Se vocês darem uma pesquisada na internet, encontram todos os capítulos com o áudio original (em espanhol) de graça e com alta qualidade, postados pela própria Televisa. Consegui assistir em seis meses. Geralmente via dois capítulos por dia, mas conforme a história ficava interessante, assistia 3 ou 4 e pulava as partes mais chatas.


Curiosidades: Esta novela foi a estreia de Alfonso Herrera e Christian Chávez e a primeira protagonista de Dulce María. Também foi onde Dulce María e Alfonso Herrera se conheceram e começaram a namorar na vida real. Na novela, eles se tornam namorados na terceira temporada. Também foi onde Christian começou a pintar o cabelo de várias cores e depois sugerido que fizesse o mesmo em Rebelde.

Muitos atores de Rebelde estão nesta novela. Entre eles, a professora Hilda,  Alice, o diretor Pascoal, Pilar, que é irmã de Juan David, o Guilherme, que aqui é o diretor, destaque também para a entrada do vilão Leonardo (que é o Carlo, o tio da Mía) na quarta temporada, no famoso lobo em pele de cordeiro. Responsável por grandes cenas de tensão e ação da história. Há também outros rostinhos conhecidos no Brasil das novelas mexicanas adultas.

Veja duas aberturas:

 
 
 
Se quiserem conhecer mais um pouquinho mais dessa novela, com resenha e tudo, visitem:
"Resenha final" de Clase 406 (parte I)
Até a próxima!

2 comentários: