quinta-feira, 14 de abril de 2016

► Verano de amor: quem disse que um amor de verão não é para sempre?


Verano de amor ou traduzindo literalmente, Verão do Amor é uma adaptação da novela argentina chamada Verano del 98, a qual teve diversas temporadas. A versão mexicana foi dividida em duas temporadas, sendo que a primeira mais longa (com 80 capítulos) que a segunda, num total de 120 capítulos.


"Verano" foi produzida em 2009 pela Televisa e tinha como protagonistas Dulce María (nessa época ex-RBD, o grupo acabava de se separar) com o papel de Miranda Perea e Gonzalo García com o papel de Mauro Villalba.


Essa abertura é demais! 

“Em 1998 um grupo de crianças do interior de Veracruz aproveita seu último dia de férias para criar um pacto de amizade eterna em torno de uma fogueira. Elas acreditavam que o clima e a sensação do “verão do amor” poderia ser eterno. Pouco a pouco os gestos de simplicidade, a inocência e o amor fraternal vão se convertendo em problemas e desilusões. O mundo de cristal se rompe em mil pedaços, e onze anos depois, devem encarar o fato de terem se tornado adultos em corpo de adolescentes que não querem encarar esta nova vida.”

Miranda é uma garçonete e trabalha em uma pequena lanchonete, chamada “Bikinis” com vista para o mar. Ela é rebelde, determinada e muito irreverente. Vive com o irmão Baldomero, que sonha ser um grande artista; com a irmã Berenice, uma adolescente que não consegue lidar com as transformações de seu corpo, então, se veste como menino; e a mãe Reyna, que vive em depressão, desde que foi abandonada pelo marido. Por conta disso, o relacionamento com a mãe é muito difícil, à beira do insuportável, justamente por Miranda se parecer com o pai.


Miranda e Baldomero tem vários amigos, mas os melhores são Dylan (que sonha ser cineasta e de camiseta rosa na primeira foto) e Zoe (apaixonada pelo melhor amigo Dylan, a de camiseta roxa da primeira foto). Os quatro sempre viveram em uma cidadezinha tranquila do interior, chamada Tlacotalpan (é difícil mesmo pronunciar), em Veracruz, no México. Eles vão ver suas vidas mudarem com a chegada dos Villalba, uma família de milionários da capital.


No início, Miranda tem uma forte antipatia pelo arrogante e mauricinho Mauro Villalba, mas controversamente eles acabam se apaixonando – e tendo como grande obstáculo o terrível Othón, que não permite a relação do filho com uma moça pobre. Já Baldomero encanta-se à primeira vista por Sofía, apesar de ela ser mais velha – e estar se separando do marido Othón. Mas tudo muda quando sua filha Dana também se apaixona por Baldomero. Além disso, a chegada de um homem misterioso à cidade, que compra o antigo barco abandonado e a chegada dos netos dos Rocca, prometem agitar a vida dos moradores da pacata e simples Tlacotalpan.

Verano de amor foi uma novela que eu assisti 3 vezes. A primeira no lançamento, quando passava no México, saía no Youtube no dia seguinte; depois, como moro em uma região de fronteira, a novela era exibida nas tardes de um canal do Paraguai e depois vi novamente pelo Youtube, mas de forma compacta.


Eu gostei muito. Dá vontade de conhecer a cidade e passar alguns dias lá, pelas suas paisagens, o clima... Não é uma novela tão longa, apesar de que a intenção inicial era de que fosse, assim como a original. Mas várias questões não permitiram que acontecesse, pela baixa audiência.

Como Dulce ainda estava no processo fim do RBD, ela começou a gravar suas cenas depois dos outros atores, então, nos primeiros capítulos, ela aparecia pouco, apesar de ser a grande protagonista, e isso só começa a se normalizar alguns capítulos à frente. Além disso, os outros atores protagonistas eram estreantes e a história talvez não tenha conseguido ser atual para a época.


A grande virada foi a transição para a segunda temporada, quando a direção da novela colocou Miranda e Mauro como protagonistas e os demais se tornaram secundários. A viagem para o Canadá e um casamento improvisado - e por sinal, muito legal - e em segredo dão um up na história e a audiência começa a responder, mas a segunda temporada teve somente 40 capítulos.

  

Mauro decide pedir Miranda em casamento. E faz isso tudo em segredo, no meio do Canadá. Compra as alianças em um loja de conveniência, o terno de um segurança e faz o pedido no meio do nada - e da neve - com Miranda chegando de helicóptero. 
Na hora do casamento, Miranda vai de bicicleta e chega vestida de noiva, com botas e sem buquê de flores, que logo ela resolve, pegando um dos vasos da igreja. 
E os padrinhos? Dois canadenses passando na rua.
E o baile? No meio da rua!
E o jantar? Fastfood!

Essa sequência do casamento é demais!


Essa música é da composição de Dulce, letra linda!

Em 1999 o SBT havia comprado essa novela e a gravaria aqui, com a Fernanda Souza, que na época fazia a Mili da primeira versão de Chiquititas (1997-1999). Ela seria a protagonista já que logo terminaria sua participação na novela. Mas tudo foi cancelado, pois Fernanda assinou com a Globo para fazer a temporada de 1999 de Malhação.

Há rumores de que o SBT tenha comprado a novela mexicana e que ela esteja em processo de dublagem. Vamos esperar! Se não sair, tem que dar um boa procurada no Youtube ou outro site. Por onde eu vi já não existe mais.


Bom, é isso.
Fica aí mais uma dica de novela.
 O que acharam?
Curtam e comentem!

Até logo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário